quarta-feira, 16 de março de 2011

MEU COMENTÁRIO AO QUE CONSTA NO DIAPOSITIVO FINAL DE UM EXTRAORDINÁRIO (PELA SUA BELEZA), PPS DE FOTOS OBTIDAS DO HUBBLE.
Universo tem limites ? Vai ser eterno ? Viajaremos por ele ?
A isso o Hubble não pode responder. Os bilhões de galáxias, estrelas, planetas e outros corpos celestes, as distâncias infinitas, as dimensões fantásticas e a dinâmica das transformações situam o Universo muito além da imaginação e das indagações humanas. Nosso planetinha está dentro dele. É uma jóia minúscula, mas berço de nossas vidas e repositório de outras tantas maravilhas.
Em tudo, o Universo assombra, espanta e encanta. Para que ele exista é necessário que haja um Criador. Com Poder, Inteligência, Criatividade, gosto pela Beleza e pela Vida, em grau máximo.
É um privilégio de nossa geração poder conhecer melhor e ser participante desta obra incomparável de Deus.
MEU COMENTÁRIO
“É necessário que haja um Criador”...???
Será este fundamento suficiente para que se possa afirmar peremptoriamente de que existe um Criador???
Só porque filosoficamente se pensa nessa necessidade ele passou a existir?
Nesta base se fundamentam todas as religiões ou crenças, com a existência de um DEUS,
e que conforme essas religiões ou crenças é assumido com outras designações também.
A ciência ensina-nos a sermos prudentes e lúcidos quanto às teorias que se vão cons-
truindo, admitindo que poderão ser aceites até prova em contrário.
Penso que é este o fundamento em que assenta basicamente tudo o que constitui
crença nesta área, na medida em que essa prova em contrário é difícil de ser obtida. Mas
o inverso é igualmente verdadeiro.
Porque tem de ser aceite a teoria da existência e não a da não existência? (Isto para os crentes, como é óbvio).
Mas fica muito difícil conseguir aceitar essa postura. Vejamos:
Numa das fotos obtidas pelo HUBBLE, vemos que duas galáxias em redemoínho NG 2207 e IC 2163, se encontram a 114 milhões de anos luz de distância. Não será absurdo pensar que para além destas poderão existir mais 114 milhões anos luz e assim indefinidamente.
Um criador para tudo isto? Qual o perfil desse criador? Inimaginável, óbvio.
Agora raciocinando: Porquê, numa imensidão infinita, esse Criador terá escolhido um pontosinho que perante tal grandeza, nem tamanho tem o nosso planeta Terra, para decidir aqui fundar seu reino de habitantes de todas as espécies existentes, e entre elas eleger uma (humana), para se dar a conhecer?
Só poderei dizer que demasiadamente redutor de algo tão poderoso.
De tudo que leio, especialmente sobre as bases sólidas para poder firmar minha crença na existência de um Deus, não consegui ainda encontrar a resposta que me persuada à aceitação convicta de tal existência.
Mas me surpreende muito, a força das crenças na sua capacidade de serem aceites por tantos milhões de seres humanos que, aceitam, ao que creio, achando ser suficientes as bases que lhe são ditadas pelos “GURUS” de cada uma das religiões ou crenças, através dos séculos de suas existências.
Uns fundamentando-se na bíblia que, basta fazer uma sumária investigação sobre quem a escreveu, analisando o respectivo contexto no tempo e no espaço em que esses autores a redigiram... Mais ainda o aproveitamento que é feito de harmonia com as cirunstâncias de cada época, fazendo aquilo a que chamam de uma interpretação teológica, para que seus textos possam na maioria dos casos ser aceites de forma metafórica, dado que a intrerpretação literal, numa grande parte das situações tocaria o nível do ridículo até.
Outros se fundamentam noutros manuais “ALCORÃO” e muitos outros, mas cujas bases serão de idêntico teor e interpretação.

Eu deixo para reflexão o seguinte:
Aceitando-nos tal como tudo que temos conhecimento de sua existência, uma porção de matéria química, física e energeticamente organizada, dotados de uma apreciável capacidade de raciocinar, e pondo de parte todas essas crenças que subjugam a maioria dos habitantes humanos deste planeta;
Assimilando que não dependemos das vontades, caprichos ou julgamentos desses Deuses;
Que fosse disseminada uma cultura de vermos em nossos semelhantes companheiros e nunca alguém que nos quer subjugar ou de nós depender sob o ponto de vista de poder autoritário;
Que nessa cultura estivesse sempre presente a preocupação de não ver em nossos semelhantes adversários, mas antes companheiros solidários para todas as causas de índole contribuitiva para o bem e progresso da humanidade;
E tudo o mais que promova a paz e concórdia...
Será que essa dependência inculcada, de submissão aos ditames de todos e quaisquer tipos de religiões ou crenças, teria razão de existir???
Não estou apelando a que se desfaçam, cada um de sua crença. Mas analise-se o mundo actual, e veja-se o que esse tipo de posturas está originando em uma grande e substancial parte das gerações actuais, com seus radicalismos desenfreados, incapazes de abrir seus espíritos à realidade natural da vida com que a pródiga Natureza nos brindou.
É preciso lutar contra todos os radicalismos, sempre cegos em ver, tudo que não esteja em seu prisma de observação.
Não é preciso dar exemplos, pois infelizmente eles abundam em enorme demasia....

6 comentários:

  1. Amigo José!
    Parabéns pelo seu blog!
    É sempre um espaço de reflexão e de questionamento... Como dizia Agostinho da Silva: O Mundo avança, porque alguém pergunta. Por vezes não há respostas, pelo menos visível e apreensível, para nós,como somos hoje.
    Eu,particularmente, prefiro sentir Deus. Gosto de me perder neste Mistério a que chamamos Deus!!!
    Um abraço! AScarpin

    ResponderEliminar
  2. Deus se torna uma necessidade transcedental, após uma educação, desde que se começa a ter capacidade de ver o mundo que nos cerca, por demais apresentada como única hipótese de poder alcançar um paraíso para além da morte.
    Ele é tornado a muleta indispensável para dar sentido à vida. Daí que, quando se atinge uma determinada maturidade, se opte por não questionar, na medida em que ele faz parte intrínseca da personalidade psíquica estruturada ao longo da existência da cada pessoa.
    Desaconselhável até, que se pretenda fazer a desmontagem desse "acreditar", pois sem uma forte capacidade de assumir, poderá redundar em danos muito grandes.
    Com todas minhas questões a que não consegui as respostas convincentes, continuo respeitando muito as opções de quem professa suas crenças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido Amigo Serico,
      como vai tudo em bem? por onde anda esse saudoso e brilhante comentarista, irmão?
      Permita-lhe, recomendar e acompanhar um Site da Comunidade de IRRELIGIOSOS,
      tambem com grande e quente debate, sobre a Existência de Jesus (histórico).

      Forte e Tríplice Abraço do Oiced Moacam
      Porto Alegre/RS-Brasil

      Eliminar
    2. Meu caro Amigo Oiced!
      Já sabe o quanto aprecio seus artigos e intervenções, nos espaços onde tenho o prazer de os ver.
      Logo uma mensagem sua para mim tem sempre um valor de alta cotação. Obrigado mesmo...
      De facto tenho andado um pouco arredado, por motivos pessoais.
      Iniciei o restauro de uma casa que era de meus pais, na província, e tenho por lá passado grande parte de meu tempo.
      Como lá a NET não é fluente como aqui, isso me limita muito em minhas pesquisas e busca de assuntos que me são caros, e o seu caso está neles incluído.
      Mas não desisti e vou reaparecer de novo.
      Um grande abraço para si.
      Feijó - Almada - Portugal

      Eliminar
  3. Parece que deixou de receber comentários.

    ResponderEliminar
  4. Parece que deixou de receber comentários.

    ResponderEliminar