sexta-feira, 22 de abril de 2011

NOSSA RESPONSABILIDADE




 Dr.ª Alcione Scarpin - Psicóloga

A médica e educadora italiana Maria Montessori, verificou que ao fazermos pela criança o que ela pode fazer por si própria, damos-lhe uma sensação de poder que ela não tem.
Deixar a criança viver as suas experiências e orienta -la, é antes de tudo um acto de afecto.
Já o educador brasileiro Paulo Freire se refere ao “assistencialismo” como uma forma de acção que rouba à pessoa, condições à consecução de uma das necessidades básicas da sua alma: a responsabilidade.
No âmbito da psicologia, sabemos que, qualquer intervenção psico-pedagógica, só pode ter sucesso, se for trabalhado o sentido da responsabilidade pela própria vida.
Alimentar a ideia de vitimação, a procura constante de culpados para o que corre mal à nossa volta, retira do ser humano a capacidade de mudança.
Daí que o desenvolvimento desta nobre capacidade, que é a responsabilidade, deva começar logo na infância, podendo ser muito explorada na adolescência para culminar na idade adulta, quando estamos plenamente capazes de gerir as nossas vidas.
A responsabilidade individual está estreitamente ligada à responsabilidade social, ao tomarmos consciência de que fazemos falta nos diferentes grupos que actuam na comunidade.
Se ao ler estas palavras, sentir-se incomodado(a), está no bom caminho.
Se ao ler estas palavras, olhar para dentro de si próprio, vai encontrar em si, um desejo imenso de ser artífice do seu destino e a força necessária para tornar tal desejo, realidade.

Lisboa, 21 de Abril de 2011




Sem comentários:

Enviar um comentário